"Raciocinar é preciso, amar não é preciso..."
Não é de minha autoria, mas ...
Peço desculpas a Fernando Pessoa pelo trocadilho, já que a brincadeira começou com ele, mas o que quero dizer é algo, não similar, porque sou apenas uma colunista, mas igualmente importante para aqueles que acreditam mais na razão no que no amor, ou naqueles que acreditam mais no amor do que na razão.
Quando caminhamos para qualquer lugar, ou mesmo em nossa longa jornada além do tempo, percebemos que sabemos para onde e como estamos indo, é algo que tem precisão, é certo e impossvel de ser mudado. Somos sempre razão quando caminhamos, quando buscamos o que desejamos, quando tentamos viver, mesmo que na mediocridade de nossas mentes. A razão nos conduz aos verdadeiros antros da realidade e é atraves dela que somos capazes de dissernir sobre o que somos e o que queremos, é a nossa face mais visivel. Talvez tal fato revele-se melhor em personagem mais arrogantes, como Naraku, Sesshomaru e Kagura, ou ainda em personagem que preferem pensar a sentir, como Kikyou.
Porém, pessoas que vivem atraves do que sentem, de seus sentimentos e de seu amor, oras, estas pessoas vivem mais felizes porque não reprimem o que desejam, mas vivem para desejar sempre mais e poder sonhar cada vez mais. Estar sempre em harmonia com o coração faz-nos sentirmos mais livres. Estar amando não é o unico sentimento possivel, ter amigos, inimigos, sonhar sonhos e pesadelos, viver emoções e sentimentos, tudo nos torna imprevisiveis e inconstantes, nos torna mais do que realmente somos, porém, também cria uma certa mascara, porque mostrar os sentimentos nem sempre é possivel e cabamos mentindo, para esconder nossas reais emoções dos olhos alheios. Assim é Kagome, que ama e sabe o que é amar, mas muitas vezes tem que esconder seus sentimentos porque isso a torna vulneravel a sua propria pessoa, ou quem sabe Sango, que ama Miroku, mas não revela tal fato por medo, quem sabe outros tantos personagens que amam e não revelam seu amor porque não querem se decepcionar. Amar é impreciso porque o resultado é impreciso.
Se caminhar é preciso, raciocinar é certo e invariavel, amar é imprevisivelmente perigoso, gostoso e incerto como nossos corações.
*Os nomes encontrados aqui pertencem ao anime Inuyasha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário