quarta-feira, fevereiro 07, 2007

como fazer?

Origamis são interessantes...
Leva-se vários dias até conseguir assimilar uma simples dobra e entender um passo que, provavelmente, alguém faz de olhos fechados... Acho que a coisa mais frustante nisso, foi ter dobrado 40 peças e depois não saber como elas se encaixavam... Olhar a figura final e não encontrar correspondência entre ela e as peças que a compunham. Talvez eu tenha conseguido finalmente entender como se unem, mas ainda continuo frustado com isso... A única coisa que me alivia é saber que pedi ajuda na comunidade de 18 mil pessoas e nenhuma dela soube ao menos me dar UMA dica para eu monta-lo... Espero que seja por desconhecimento e não por negligência...
Ah... Aqui vai a foto do origami que é meu objetivo principal, pelo menos por enquanto:

Pedir ajuda já ficou fora de questão. Não existem pessoas que conheçam esse daqui... Tomara que eu aprenda e possa ensinar os outros... Vou "quebrar" a cabeça e aprende-lo, assim, serei algo como o "diferencial".

Tem um outro origami muito bonito que eu estava observando no fórum da comunidade "Origamis Modelares" do orkut e como haviam almas caridosas, elas conseguiram disponibilizar o diagrama do Kusudama de Rosas. Esse kusudama é formado por um tipo especial de rosa que pode ser dobrado na forma de rosa e também na forma de um cubo. É excepcional para fazer uma surpresa a quem se quer bem... Entrega-se um cubo e, quando a pessoa acha que acabou, transforma-lo-ei em uma rosa... Realmente... Deve ficar impressionante... A tal beleza desse origami, fez com que se fosse criado um Kusudama composto dessa rosa que pode ser um cubo... Está aqui a foto dele:

Obviamente que no dia em que eu conseguir montar o meu, estarei colocando uma foto dele... Afinal, ele fica magnífico!
Ah! Para os diagramas, mande um e-mail para mim. Se não tiver meu endereço: fesagae@gmail.com ... Ou então estou no gtalk durante boa parte do dia. Alguns deles estão no link colocado na parte de Links do blog... Outros, só comigo mesmo.

Here I come!

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

De volta...

--> muda

Sim... As aulas começam novamente.
Esse semestre estarei fazendo 6 matérias. As aulas vão começar às 9:20 todas as manhãs, exceto nas terças-feiras. A grande jogada é entender se isso é melhor ou pior para nós, pois teremos mais tempo para dormir, mas mesmo assim, passaremos boa parte da madrugada fazendo trabalhos infindáveis e nosso sono terá praticamente a mesma duração que o período anterior... Será que se elas começassem no mesmo horário de antes e terminassem mais cedo, não seria uma escolha melhor? Assim poderíamos sair mais cedo e por consequência chegar mais cedo ao serviço e assim, chegar mais cedo em casa para começar logo os projetos e tal... Mas acho que tudo é feito pelo BEM, pelo BEM dos professores. Nos horário que ELES podem, NÓS teremos as aulas deles. Uma "ótima" pedida, não?
Pelo visto, já percebestes que eu estou no ritmo de volta às aulas... Estou com um pique ... Dá preguiça a qualquer um... Ainda mais que é o último ano... Todos falam: "Ânimo! É o último ano! Já, já termina!", ou então, "Você vai sentir falta depois... Quando já estiver trabalhando..."
Sinceramente, não sei. Falavam a mesma coisa do colégio e eu não sinto um pingo de saudades daqueles tempos. Acho que a cada fase da vida que passa, espero coisas melhores que hão de vir, do que pensar em como o passado era grandioso. Assim, não olho para trás e me jogo para frente, em busca de algo melhor, pelo menos espero que exista melhor.
Tantos dizem que fará falta... Tantos falam sobre como as faculdades são legais... Todos elogiam tanto, mas eu não vejo sua grandiosidade. Justamente vejo o contrário... Vejo a falsidade e mesquinhez das pessoas, vejo a diferença de poder aquisitivo tornar real as diferenças sociais e também vejo como as pessoas fazem de TUDO para conseguir o que desejam, seja implorando nota ou subindo nas costas de outra pessoa para obterem aprovação.
Não adianta os professores dizerem que as pessoas que colam e utilizam de conhecimentos dos outros para obterem o diploma não serão pessoas bem-sucedidas, pois a maior parte das coisas que se aprende na faculdade é extremamente básico para o serviço. Básico, não no sentido de ser base, mas sim em ser simples demais. Muitos dos requisitos e conhecimentos que irão ser utilizados só se aprenderá lá mesmo, no serviço. Isso leva ao ponto de muita gente estar ali simplesmente por um número que vai de zero a dez e, de acordo com a burocracia, se ele for maior que 5.5, obviamente com todas as regras necessárias, o aluno(a) está aprovado em uma matéria que ele não aprendeu, mas soube ler o que estava escrito no papelzinho branco embaixo da folha de prova (método mais comum de cola, utilizado por MUITOS conhecidos), ou então, escutou com perfeição o que o colega disse sobre a questão X da prova, isto é, se ele só teve dúvida nela, senão ele ouviu com percepção magistral TODA a prova...
Sim, é hipocrisia... Se eu já fiz? Não. Eu não fiz. Não que eu seja melhor que eles, isso é, de fato, uma ignorância. Só estou aqui citando o que acontece dentro da sala, durante a prova. Se está certo ou errado, isso ficará a teu critério.
Uma vez me disseram: "Quem não cola, não sai da escola..." Para mim: "Quem cola, sai antes... Antes mesmo que se entenda o porquê ela cola, ela já saiu"
PS: Quando eu terminar a faculdade, provavelmente a primeira coisa que eu vou gritar não será: "Eu passei!" e sim: "Estou livre!!"... Mas isso é só para constar...

--> troca

Por incrível que pareça, eu estou de BOM HUMOR!
Sim! É fato que eu escrevi apenas críticas até agora... Não dei descanso nem aos professores que ainda foram bondosos ao corrigirem a minha prova e tal... Mas estou sim, de bom humor... Pronto para começar toda a correria novamente e para fazer as coisas impossíveis que eles nos pedem. Além de finalmente, aprender coisas que serão úteis ao meu serviço, tais como Banco de dados e Redes de computadores...
Gostaria que as aulas de nihongo começassem logo... Estou com muita ansia de aprender mais... A cada conversa que eu ouço, percebo o quão longe estou de entender e saber conversar naturalmente nesta lingua... Afinal, são 5 semestres de curso BÁSICO! E eu ainda estou no terceiro... Mesmo assim, quero aprender logo... Assim, poderei trabalhar numa multinacional japonesa aqui, ou então, ir ao Japão, fazer um curso de especialização e começar a trabalhar por lá mesmo.
Indo para lá, com certeza sentirei saudades daqui... Mas essa afirmação que eu acabei de fazer não é muito verdade. Será a saudade daqui, do povo daqui será melhor que estar lá? É isso que eu também quero descobrir. Afinal, meus pais estarão lá. Meus parentes eu virei para visitar, mas se conseguir, tentarei ficar por lá mesmo. Como dizem que as pessoas que se acostumam lá não conseguem viver aqui, quem sabe eu não esteja pretendendo ser uma delas... Se for melhor para mim...

--> termina

Origamis e mais origamis... São tantos que eu nem sei o que fazer agora. Comprei papel recentemente, agora falta decidir a qual deles eu irei me dedicar. Não estou contando com o kusudama butterfly que estou fazendo no momento, mas sim com os novos ... Como a Sakuradama que estou pretendendo fazer...
Para entenderem bem o que estou dizendo, adicionei aqui mesmo o link para meus arquivos e diagramas... Alguns deles... Está localizado na parte de links daqui. No futuro, criarei links para as páginas que contém mais diagramas, numa seção separada.
Qualquer dúvida e opinião é sempre bem vinda!